Apoio Psicológico para pessoas vivendo com HIV / AIDS

Auxílio com o diagnóstico recente de HIV / AIDS

Algumas pessoas recebem o diagnóstico do HIV com comedimento, outras se debruçam em diferentes estados que incluem a negação, barganha ou depressão, dentre outros.  Todas se beneficiam com auxílio psicológico focado, especialmente na fase do diagnóstico e nos primeiros meses com HIV, que podem ser conturbados. 

Mais do que um suporte emocional, é um momento de reorganizar a vida, entender a nova rotina de medicamentos e exames, os novos cuidados que se deve ter.  

Suporte emocional para pessoas vivendo com HIV / AIDS

Em diferentes momentos as pessoas vivendo com HIV / AIDS podem necessitar de suporte emocional. Apesar da realidade do indetectável = intransmissível, o preconceito assola de maneira desigual essas pessoas, as vezes vindo das pessoas que se menos espera, amigos, familiares, amores. 

Atendimentos psicológicos individuais e em grupo para pessoas vivendo com HIV / AIDS

Nossos atendimentos presenciais acontecem em São Paulo, em quatro endereços diferentes na região central da cidade, consulte no mapa. 

Desde a pandemia do coronavírus estamos com atendimentos on-line por vídeo chamada utilizando aplicativos como WhatsApp, Telegram e Skype. 

Os atendimentos em grupo também estão sendo on-line utilizando o aplicativo Microsoft Teams, que é gratuito e disponível para Android e Windows.  Saiba mais sobre os atendimentos em grupo.

Para participar de nossos atendimentos você precisa ter um dispositivo que aceite um destes aplicativos, e uma conexão de internet que suporte chamadas de vídeo. 

Promoção da adesão ao tratamento para pessoas vivendo com HIV / AIDS

A terapia antirretroviral tem suas peculiaridades. São necessários exames constantes, ao menos duas vezes por ano, tomar medicamentos todos os dias e conviver com seus efeitos colaterais. 

Estima-se que 1/8 das pessoas vivendo com HIV / AIDS têm algum tipo de problema ou abandonam o tratamento em algum ponto da evolução da doença.  

Ao fazer um monitoramento da adesão durante as consultas de rotina, asseguramos a continuidade do tratamento e podemos detectar antecedentemente possíveis falhas, comunicando e atuando em conjunto com a equipe responsável pela medicação. 

Nosso trabalho é social, assim como o valor de nossas consultas on-line.
Não é necessário fazer parte da HIV.ONG.BR para ter atendimento. 

Pode ser que haja fila de espera, ou que estejamos temporariamente sem atendimentos gratuitos, mas o valor social é sempre mantido. 

Mais informações pelo WhatsApp: (11) 95851-3997